São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga é um município brasileiro do estado de São Paulo.

O nome "paraitinga" em tupi-guarani significa "águas claras".

Foi fundada em 1769, sendo elevada a vila e sede de conselho em 1773. Tornou-se cidade em 1857 e declarada estância turística a em 2002. Em 1873, recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por D. Pedro II do Brasil .

Nos primeiros dias de 2010, a cidade sofreu com uma forte enchente do Rio Paraitinga que a fez perder oito de seus edifícios históricos, incluindo a Igreja Matriz do município, construída no século XVII. A Igreja Matriz do município era o principal símbolo da cidade e desabou sobre si mesma devido à chuva. As imagens foram registradas por um cinegrafista amador e exibidas em vários telejornais do país.

São Luiz do Paraitinga é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Dentre seus atrativos, destacam-se, na área urbana, seu conjunto arquitetônico, visto que tem o maior número de casas térreas e sobrados tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico(CONDEPHAAT) no Estado de São Paulo (são quase 90 prédios declarados de interesse paisagístico) e a casa de Oswaldo Cruz (hoje um centro cultural).

No turismo Ecológico e de Aventura, destacam-se várias trilhas, como a da Pirapitinga, do Corcovado, do Poço do Pito, do Ipiranga e do Rio Grande e os Raftings no Núcleo Santa Virgínia com duração de 6 horas e Brazadão com duração de 4 horas ambos realizados no Rio Paraibuna.

Carnaval

O carnaval de marchinhas foi reinventado e está mais vivo e forte do que nunca, recebe a cada ano mais turistas e é destaque na imprensa nacional e internacional.

Localização

Localiza-se a uma latitude 23º13'18" sul e a uma longitude 45º18'36" oeste, estando a uma altitude de 741 metros. Sua população estimada em 2004 era de 10.689 habitantes. Pertence à terceira Região Administrativa do Estado de São Paulo - Vale do Paraíba.

Hidrografia

Rio Paraitinga, Rio Paraibuna e Rio do Chapéu.

Rodovias

Oswaldo Cruz e Nelson Ferreira Pinto.

Filhos ilustres

Elpídio dos Santos, Aziz Nacib Ab’Saber e Oswaldo Cruz.

Fonte: Wikipédia